Procedimentos para Gestão de Horários

Permite inserir / editar a informação relacionada com os horários. Nesta opção poderá consultar o horário diário, semanal ou mensal, entre outras opções.

Ao fazer login na sua conta, navegue até ao Menu HORÁRIO > CONSULTA DE HORÁRIO


Ao aceder à Área de gestão de Consulta de Horário, poderá consultar o seu horário de atividades letivas para um dia específico, para uma semana ou para um determinado mês.

Para visualizar as atividades de um dia específico, utilize o calendário para navegar entre as várias datas. Para visualizar atividades de uma semana, utilize o botão que fica no canto superior direito (escolha a opção semana) conforme é realçado na primeira imagem em baixo. Para visualizar as atividades mensais, clique no botão para visualização mensal, que fica ao lado do botão de visualização semanal, no canto superior direito do calendário (veja a primeira imagem em baixo).



Nota: a página de apresentação inicial está configurada para mostrar atividades do próprio dia.

Ao aceder à Área de Gestão de Dados de uma entrada de horário, poderá visualizar todos os detalhes e pormenores de uma atividade, clicando na atividade (quadrado com fundo laranja) em que lhe é apresentado uma janela (pop up) idêntica a da segunda imagem do ponto anterior.

Na janela que aparece, poderá editar os dados de uma determinada atividade, clicando no botão de edição (lápis), ver a segunda imagem do ponto anterior.

Poderá navegar entre as várias atividades utilizando os botões disponibilizados para isso (no canto inferior esquerdo da apresentação de dados). Veja a primeira imagem em baixo.

Nesta área de edição de dados de uma entrada no horário, poderá também consultar as seguintes secções: Sumário, Trabalhos para Casa (TPC), Professores e Alunos.

Nota: Consoante as permissões da sua conta, poderá gerir os dados ou não. Se não tiver permissões para editar dados de uma atividade, a interface será apenas de apresentação de detalhes. Caso tenha permissões de edição de dados, a interface será a de edição de detalhes.


Para aceder à Área de Gestão de Sumário de uma entrada no horário, clique numa entrada do horário (fundo verde) para a qual quer alterar o sumário e clique no botão de sumário (segundo botão na janela ilustrada na segunda imagem do ponto dois). Note que pode também aceder a esta opção na área de edição, no menu lateral.

Nesta área de edição, poderá alterar o sumário de uma aula ou atividade apresentada no horário. Verifique se tem permissões de edição de dados neste interface.

Nota: Ao aceder à Área de edição de dados de uma entrada no horário, poderá navegar entre as várias entradas, clicando nos botões de avanço e retrocesso situado no canto inferior esquerdo da interface. Também pode navegar entre as várias secções, utilizando o menu lateral, à esquerda da interface.


Para aceder à Área de Gestão de TPC's para aula ou atividade, clique numa entrada do horário (fundo verde) para a qual quer alterar o TPC e clique no botão de TPC (terceiro botão na janela ilustrada na segunda imagem do ponto dois). Note que pode também aceder a esta opção na área de edição, no menu lateral.

Nesta área de edição, poderá alterar o sumário de uma aula ou atividade apresentada no horário. Verifique se tem permissões de edição de dados neste interface.

Nota: Ao aceder à Área de edição de dados de uma entrada no horário, poderá navegar entre as várias entradas, clicando nos botões de avanço e retrocesso situado no canto inferior esquerdo da interface. Também pode navegar entre as várias secções, utilizando o menu lateral, à esquerda da interface.


Para aceder à Área de Gestão de dados de assistência dos alunos, clique numa entrada do horário (fundo verde) para a qual quer consultar os alunos e clique no botão de alunos (quinto botão na janela ilustrada na segunda imagem do ponto dois). Note que pode também aceder a esta opção na área de edição, no menu lateral.

Nesta área de gestão, poderá consultar os alunos que devem assistir as aulas e fazer a gestão de presenças e faltas. Verifique se tem permissões de edição de dados neste interface.

Nota: Ao aceder à Área de edição de dados de uma entrada no horário, poderá navegar entre as várias entradas, clicando nos botões de avanço e retrocesso situado no canto inferior esquerdo da interface. Também pode navegar entre as várias secções, utilizando o menu lateral, à esquerda da interface.



Nesta área de gestão poderá utilizar o primeiro agrupamento de dois botões para marcar ou retirar faltas. O segundo agrupamento de dois botões servem para consultar os dados do aluno e para guardar observações sobre o aluno, que automaticamente fica guardado na ficha de aluno.


Para aceder à Área de Gestão de Consulta de Docentes Presentes na Aula, clique numa entrada do horário (fundo verde) para a qual quer consultar os docentes e clique no botão de docentes (quarto botão na janela ilustrada na segunda imagem do ponto dois). Note que pode também aceder a esta opção na área de edição, no menu lateral.

Nesta área de edição, poderá alterar o sumário de uma aula ou atividade apresentada no horário. Verifique se tem permissões de edição de dados neste interface.

Nota: Ao aceder à Área de edição de dados de uma entrada no horário, poderá navegar entre as várias entradas, clicando nos botões de avanço e retrocesso situado no canto inferior esquerdo da interface. Também pode navegar entre as várias secções, utilizando o menu lateral, à esquerda da interface.


Para aceder à Área de Gestão de Detalhes de uma Aula, clique numa entrada do horário (fundo verde) para a qual quer consultar os detalhes e clique num botão qualquer (num dos botões na janela ilustrada na segunda imagem do ponto dois). Esta secção só é visível na área de edição dos dados de uma aula.

Nesta área de edição, poderá alterar o sumário de uma aula ou atividade apresentada no horário. Verifique se tem permissões de edição de dados neste interface.

Nota: Ao aceder à Área de edição de dados de uma entrada no horário, poderá navegar entre as várias entradas, clicando nos botões de avanço e retrocesso situado no canto inferior esquerdo da interface. Também pode navegar entre as várias secções, utilizando o menu lateral, à esquerda da interface.


Procedimentos de Gestão de Faltas

Permite inserir / editar a informação relacionada com as faltas dos alunos. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, a consulta do estado das faltas (justificadas ou não) e todas as informações anexadas a uma falta.

Ao fazer login na sua conta, navegue até ao Menu HORÁRIO > GESTÃO DE FALTAS


Ao aceder à secção de Gestão de Faltas, vai encontrar um calendário para definir a data e um botão de pesquisa para inserir os filtros que vai necessitar para obter uma lista com todas as faltas disponíveis na plataforma.

Para efetuar a pesquisa de faltas clique no botão azul “Pesquisar” e selecione os parâmetros conforme a informação que pretenda pesquisar.

Nesta pesquisa pode pesquisar o Tipo de Falta conforme o Ano letivo, o Nível Escolar e Ano e a Disciplina correspondente.

Nesta interface pode fazer a gestão de faltas para o dia inteiro.

Através de uma falta presencial, tem a possibilidade de marcar falta ao dia inteiro.

Sempre que for marcada a falta presencial ao dia inteiro, aparecerá a lista de faltas presenciais marcadas.

Esta funcionalidade é gerida por nível escolar e por ano letivo no interface de gestão do nível escolar.

Todas as faltas que já se encontram marcadas através deste processo não tem a possibilidade de marcar falta ao dia inteiro.

Atenção: Não tem a possibilidade de reverter, ou seja, é necessário ter cuidado com a escolha das faltas a marcar ao dia inteiro.

Procedimentos para Gestão de Consulta de Trabalhos para Casa

Permite inserir / editar a informação relacionada com os trabalhos para casa. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de uma determinada lista de tarefa educativa atribuída ao seu educando para fazer em casa através de um intervalo de tempo definido por si, entre outras opções.

Ao fazer login na sua conta, navegue até ao Menu HORÁRIO > TRABALHOS PARA CASA


Ao aceder à Área de Gestão de Trabalhos para Casa, poderá consultar todos os trabalhos de casa (TPC's) atribuídos aos alunos da sua disciplina.

Caso não consiga visualizar a consulta que pretende, utilize as opções de filtragem disponibilizadas no ecrã: Datas, Nível Escolar, Disciplinas e Datas de Finalização.

Nota: Consulte a secção de ajuda “Consulta de Horário” para obter toda a informação necessária à criação de trabalhos para casa.


Procedimentos de Gestão de Listagem de Sumários

Permite inserir / editar a informação relacionada com os Sumários dos alunos. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, a consulta de sumários a qual permite através de filtros de contexto, listar sumários.

Ao fazer login na sua conta, navegue até ao Menu HORÁRIO > LISTA DE SUMÁRIOS


Ao aceder à secção de Gestão de Lista de Sumários, poderá visualizar os campos para a filtragem dos sumários, selecionando os filtros consoante a informação que pretende.

Nesta interface poderá pesquisar todas as listas de sumários que pretende, selecionando os parâmetros Ano Letivo, Nível Escolar, Disciplina, Turma, Época, Período de Tempo e filtro de sumário existente.

Ter em atenção que o período temporal, no que diz respeito à filtragem dos sumários por intervalo de tempo, são obrigatórios e são preenchidos automaticamente após selecionar a Época.

Consoante os parâmetros definidos por si, poderá filtrar os registos no que diz respeito às Lista de Sumários, clicando no botão azul “Filtrar Registos”

Após a seleção dos parâmetros de filtragem das listas de sumários, tem a possibilidade de no próprio sumário ser redirecionado para a página de detalhes do horário e poderá sempre editar o sumário em questão.

Se pretender ser redirecionado para página de detalhes do horário, clique no botão de redirecionamento .

Interface Inicial de Trabalhos para Casa I

Se pretender editar os dados de um sumário, clique no botão de edição .

Interface Inicial de Trabalhos para Casa I

Interface Inicial de Trabalhos para Casa I


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