Procedimentos para Gestão do Histórico de Mensagens

Permite inserir / editar a informação relacionada com o histórico das mensagens. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes dos tipos de mensagens, associar aos alunos tipos de alertas, faltas, trabalhos para casa, entre outras opções.

Ao fazer login na sua conta, navegue até ao Menu MENSAGEM > HISTÓRICO DE MENSAGENS


Ao aceder à Área de Gestão do Histórico das Mensagens, poderá consultar o seu histórico de mensagens enviadas e recebidas. Para filtrar as mensagens, utilize as opções disponibilizadas na interface.

A subsecção de filtragem está configurada por três áreas distintas: Alertas, Mensagens Pessoais e Alertas do Sistema. Tenha em atenção que os itens das subsecções são respeitantes ao teor das mensagens a alunos, trabalhos para casa, mensagens a encarregados de educação e débitos em atraso.


Para aceder à Área de Gestão de Consulta de Detalhes de Mensagem, clique no botão detalhe (ver a segunda imagem do ponto anterior), conforme é ilustrado nas imagens em baixo.

Esta área de gestão de detalhes está subdividida em cinco partes: Conversação, Referente, Participantes, Nova Mensagem e Adicionar Professores à Conversa

Na subsecção de conversão, é apresentada o teor principal de toda a secção de detalhes: a mensagem. Nesta área também é apresentada o emissor da mensagem.

Na subsecção de refente, é apresentado o aluno ao qual a mensagem se refere.

Na subsecção de participantes, é apresentada todas as pessoas que participam na mensagem. Note que, numa mensagem enviada por um professor para um encarregado de educação, o professor base recebe também uma mensagem com o mesmo teor, passando a intervir diretamente na mensagem. No processo inverso, também se verifica o mesmo tipo de comportamento (envio de mensagens de um encarregado de educação para um professor).

Na subsecção de nova mensagem, é disponibilizada uma caixa de texto para que o professor possa enviar, responder ou reenviar uma mensagem.

Na subsecção de adição de um professor à conversa, é apresentada uma caixa de texto para inserção do nome do professor que pretender adicionar à conversa.

Nota: Se pretender apagar uma mensagem, clique no botão vermelho de eliminação de mesma ou clique no símbolo de lixo na subsecção de conversação. A eliminação de uma mensagem é definitiva e não reversível.


Procedimentos para Gestão Mensagens Pré-Definidas

Permite inserir / editar a informação relacionada com as mensagens pré-definidas. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes do tipo de mensagem, associar os tipos de mensagens às várias entidades, entre outras opções.

Ao fazer login na sua conta, navegue até ao Menu MENSAGEM > DEFINIÇÕES > MENSAGEM PRÉ-DEFINIDA


Ao aceder à Área de Gestão de Mensagens Pré-definidas, poderá gerir uma lista de todas as mensagens pré-definidas, ou criar novos modelos. Estas mensagens vão servir como modelos, que podem ser utilizadas nos envios ou conversações.

Consulte os detalhes de um determinado modelo, clicando no botão de detalhe .

Elimine um modelo de lista, clicando no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar um modelo, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

A gestão de adição e edição é semelhante como pode observar na imagem em baixo.

Para editar um modelo, clique no botão de edição (, ver o ponto anterior).

Para introduzir um novo modelo, clique no botão de adição (botão verde, ver o ponto anterior).


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