Procedimentos para Gestão de Login na Conta de Encarregado de Educação

Permite aceder à aplicação do Encarregado de Educação onde deverá introduzir as suas credenciais. Nesta opção poderá consultar as várias informações relativas aos seus educandos, entre outras opções.


1. Login na Conta de Encarregado de Educação

Para efetuar o login na aplicação navegue até à página: encarregado de educação.

Ao aceder à página de autenticação na aplicação, deverá introduzir as suas credenciais.

Nota: Caso não consiga efetuar o login na conta, contacte os serviços administrativos da Instituição, para apurar a ocorrência.

2. Pré-seleção do Educando a Consultar os Dados

Após a autenticação na aplicação, ser-lhe-á apresentado uma lista a solicitar que indique o educando para o qual quer consultar os dados.

Após a seleção do Educando, ser-lhe-á apresentado a sua página inicial (Dashboard), onde poderá consultar as várias informações relativas aos seus educandos.

Se não efetuar a seleção do educando na página inicial, poderá fazê-lo posteriormente navegando até ao MENU > OS MEUS EDUCANDOS > DADOS PESSOAIS. Outra opção é clicar no botão de reciclagem que fica situado no canto superior esquerdo.

3. Gestão de Dados da Conta de Encarregado de Educação

Na interface da aplicação existe uma barra lateral com sugestões de navegação, trata-se de uma barra de acesso rápido com as hiperligações para as secções mais comuns.

Ao aceder à Área de Gestão de Dados de Encarregado de Educação, poderá consultar várias informações relacionadas com os seus educandos, nomeadamente: o calendário escolar, os trabalhos de casa, atividades curriculares e extra curriculares, mensagens enviadas pelos docentes, serviços requisitados, lista de docentes do educando, etc...

Independentemente se selecionou um educando ou não, o calendário desta página pode aparecer preenchido ou não. Também pode-se dar o caso do calendário estar vazio se o educando escolhido não tiver nenhuma atividade programada para o dia presente.

Nota: Em qualquer altura pode sempre voltar para a página inicial clicando no MENU LATERAL > DASHBOARD.

Procedimentos para Gestão de Alteração da Password

Permite alterar a password da conta da aplicação do Encarregado de Educação onde deverá introduzir as suas novas credenciais se assim o entender.


1. Alteração da Password da Conta

Ao aceder à Área da sua conta, encontrará um botão com o símbolo de engrenagem que fica situado no canto superior direito (conforme é ilustrado na primeira imagem em baixo). Ao clicar nesse botão, aparecerá um pequena janela com algumas opções entre as quais “Mudar Password”.

Para alterar a sua password, clique no botão “Mudar Password”.


2. Gestão de Dados de Alteração da Password

Ao aceder à Área de gestão de dados de alteração da password, deverá introduzir primeiro a sua password atual conforme indicado na figura.

Para criar uma nova password, tente criar uma password segura utilizando letras minúscula, maiúsculas e números.

Procedimentos para Gestão de Recuperação da Password

Permite recuperar a password da conta da aplicação do Encarregado de Educação onde deverá introduzir os seus dados de acessos para que possa receber instruções de recuperação da password.


1. Gestão de Dados da Conta de Encarregado de Educação

Ao aceder à página de autenticação na aplicação (encarregado de educação), serão solicitados os seus dados de acesso (credenciais).

Introduza as suas credenciais (utilizador e password)

Caso não consiga efetuar o login, certifique-se de que tem as suas credenciais válidas e atualizadas.

Se for o caso de não se lembrar dos seus dados de acesso, passe para o passo seguinte.

2. Gestão de Dados da Recuperação da Password

Poderá solicitar a recuperação da password que se encontra situado abaixo dos campos nome de utilizador e password.

Introduza o seu endereço de e-mail que lhe foi fornecido aquando da sua inscrição. O endereço de e-mail tem que ser válido e registado na plataforma para que possa receber as instruções de recuperação da sua password.

Introduza o seu endereço de e-mail e carregue no botão “recuperar” para iniciar o processo de recuperação e aguarde uns instantes.

Após o processo de recuperação terminar (poderá durar consoante as características da sua máquina e da sua ligação à rede) aparecerá uma mensagem com o resultado Sucesso ou Insucesso.

Se o resultado da mensagem for de insucesso, tente novamente. Se não conseguir e o resultado persistir, por favor contacte os serviços administrativos.

Se o resultado da mensagem for de sucesso, passe para o passo seguinte.

3. Gestão de Conteúdo do E-mail para Recuperação da Password

Após clicar na hiperligação única presente no e-mail, deverá seguir as instruções apresentadas na página Web.

Se for o caso de não receber este e-mail na sua caixa de entrada, verifique na pasta SPAM ou Lixo Eletrónico.

4. Gestão de Dados Ativação da Conta

Ao aceder à Área de gestão de dados de ativação da conta, encontrará dois campos de introdução de dados (Nova Password e Confirmar Password). Nos dois campos, deverá introduzir a nova password que escolher.

Ao selecionar a nova password, clique no botão “Ativar Conta” e aguarde uns instantes.

Caso não ocorra nenhum erro, será redirecionado(a) para a página inicial da aplicação, onde deverá introduzir os dados da nova credencial para ter acesso à aplicação.

Caso haja alguma dúvida ou esclarecimento, não hesite em contatar os serviços administrativos.