Procedimentos para Gestão de Planos de Pagamento

Permite inserir / editar a informação relacionada com um plano de pagamento. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um plano de pagamento, definição detalhes de tipos de débitos, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu TESOURARIA > DEFINIÇÕES > PLANOS DE PAGAMENTO.

Ao aceder à secção dos planos de pagamento, poderá efetuar uma consulta detalhada de todos os planos de pagamento disponíveis na plataforma.

Selecione os filtros consoante os parâmetros que pretende para consultar um plano de pagamento, utilizando as seguintes opções: nível escolar, ano nível escolar e lançamento do plano.

Edite os dados e pormenores de um determinado plano de pagamento, escolhendo o plano que quer alterar e clique no botão editar (lápis), que fica no extremo de cada linha de plano de pagamento.

Para adicionar novos planos de pagamento, clique no botão adicionar (Novo Plano de Pagamento) que fica no canto superior direito da lista de planos.

Para eliminar definitivamente um determinado plano de pagamento da aplicação, clique no botão .

Atenção: ao eliminar um determinado plano de pagamento, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Selecione os filtros consoante os parâmetros que pretende para criar um novo plano de pagamento, utilizando as seguintes opções: nível escolar, ano nível escolar e lançamento do plano.

Após as alterações, guarde os dados clicando no botão "Gravar" (botão verde presente no final da página).

Procedimentos para Gestão de Débitos

Permite inserir / editar a informação relacionada com um débito. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um débito de pagamento, definição detalhes de tipos de famílias de débitos, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu TESOURARIA > DEFINIÇÕES > GESTÃO DE DÉBITOS.

Ao aceder à secção da Gestão de débitos, encontrará uma lista com todas as famílias de débito.

Para os tipos de débitos, as famílias de débito servem como referência e estes por sua vez servem de referência aos débitos.

Interpretação da imagem ilustrada: O tipo de família de débito será Inscrição (1º nível); O tipo de débito será Inscrição (2ºnível); Por fim (último nível) que é a referência do débito em si, que também tem o nome de Inscrição.

Para criar um novo débito, deverá seguir sempre esta estrutura de hierarquia: Família de Débito, Tipo de Débito e Débito.

Para criar um novo débito, clique no botão "Nova Família de Débito", a seguir escolha o tipo de débito e a seguir crie o débito propriamente dito.

É de referir que os débitos aqui criados servem com referência de débitos para as mais variadas situações.

Do lado à direita desta imagem, terá um campo de preenchimento de dados com as várias opções que pode juntar a família de débitos que pretende criar. Veja a imagem a seguir a esta.

Para eliminar um tipo de família de débito, um tipo de débito ou um débito, clique no botão apagar (vermelho).

Tenha em atenção que ao eliminar um registo, essa eliminação é permanente e sem hipotése de recuperação.

O procedimento de criação de um novo débito divide-se em três passos: Clicar no botão “Nova Família de Débito”; Escolher o Tipo de Débito; Criar o próprio Débito.

Os débitos criados servem como referência de débitos para as mais variadas situações.

Terá um campo de preenchimento de dados com as várias opções que pode juntar a família de débitos que pretende criar.

Para eliminar um tipo de família de débito, um tipo de débito ou um débito, clique no botão apagar (vermelho).

Atenção: ao eliminar um registo, essa eliminação é permanente e sem hipótese de recuperação.

Procedimentos para Gestão da Tabela de IVA

Permite inserir / editar a informação relacionada com uma tabela de IVA. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de uma tabela de IVA, associar o tipo de escalão, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu TESOURARIA > DEFINIÇÕES > TABELA IVA.

Para consultar um determinado valor de IVA, deverá clicar no botão .

Para aceder à página de edição de um determinado valor de IVA, deverá escolher a opção .

Para adicionar um novo valor de IVA, deverá escolher a opção .

Para eliminar um determinado valor de IVA, deverá ser utilizado a opção disponível no botão .

Atenção: ao eliminar um determinado valor de IVA, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Procedimentos para Gestão de Formas de Pagamento

Permite inserir / editar a informação relacionada com as formas de pagamento. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de uma forma de pagamento, associar os tipos de pagamentos aceites pela instituição.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu TESOURARIA > DEFINIÇÕES > FORMAS DE PAGAMENTO.

Nesta interface poderá associar os tipos de pagamentos aceites pela instituição.

Procedimentos para Gestão de Débitos por Curso (Nível Escolar

Permite inserir / editar a informação relacionada com um débito de curso (nível escolar). Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um débito de um curso (nível escolar), definição detalhes de tipos de débitos, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu TESOURARIA > DEFINIÇÕES > DÉBITOS POR NÍVEL ESCOLAR.

Ao aceder à secção da Gestão de Débitos por Curso, encontrará uma lista com todos os débitos associados.

Utilize os parâmetros disponíveis nesta secção para filtrar os resultados.

Para aceder à página de edição de um tipo de débito previamente criado, deverá escolher a opção .

Para eliminar definitivamente um determinado tipo de débito, deverá escolher a opção .

Atenção: ao eliminar um determinado tipo de débito, a eliminação é permanente e sem recuperação possível.

Para aceder à página de edição de um tipo de débito previamente criado, deverá escolher a opção .

Para aceder à página de valores associados a um tipo de débito, deve clicar no botão valores (com marcação azul à volta) situado no canto superior direito.


Para adicionar um novo tipo de débito clique no botão novo (verde) conforme a imagem ilustrada na figura 2.

Os dados de adição de um novo tipo de débito estão organizados em três subsecções: Ano Letivo, Ano Nível Escolar e Nível Escolar.
Depois de selecionar as opções, clique no botão seguinte (a verde) para continuar.

Caso exista um tipo de débito consoante as opções selecionadas, vai aparecer uma caixa à direita (sublinhado a azul) com uma lista de sugestões para selecionar.

Ao selecionar as características que pretende, clique no botão seguinte para prosseguir para a área de valores a anexar ao tipo de débito, conforme a imagem ilustrada na segunda figura a baixo.

Após a seleção das características do tipo de débito e valores associados, clique no botão Gravar para finalizar a criação de débito.


Procedimentos para Gestão de Débitos por Serviços

Permite inserir / editar a informação relacionada com um débito por serviço. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um débito por serviço, definição detalhes de tipos de serviços, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu TESOURARIA > DEFINIÇÕES > DÉBITOS SERVIÇO.

Ao aceder à secção da Gestão de Débitos por Serviço, poderá consultar, editar e criar vários tipos de débitos associados aos serviços.

Antes de criar qualquer tipo de débito, utilize os parâmetros de pesquisa disponibilizados na interface para verificar a existência do mesmo.

Caso o tipo de débito não esteja disponibilizado na plataforma, avance para o passo seguinte para poder criar um tipo de débito.

Selecione os parâmetros caso pretenda anexar ao serviço de débito.

Clique no botão Gravar para que o serviço seja efetivo.

Procedimentos para Gestão de Planos de Desconto

Permite inserir / editar a informação relacionada com um plano de desconto. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, associar um plano de desconto, criação de planos de descontos para os educandos, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu TESOURARIA > DEFINIÇÕES > PLANO DE DESCONTO.

Ao aceder à secção da Gestão de Planos de Descontos, poderá criar planos de descontos para os educandos, que posteriormente, podem ser aplicados no âmbito de pagamento de outros serviços.

Para adicionar novos planos de desconto (1ª imagem em baixo), clique no botão inserir (ver figura acima, do ponto 2).

Edite os dados e pormenores de um determinado plano de desconto (2ª imagem em baixo), clicando no botão do lado direito da lista.

Para eliminar definitivamente um determinado plano de desconto da aplicação, clique no botão à direita do plano que pretende apagar

Atenção: ao eliminar um determinado plano de desconto, a eliminação é permanente e sem recuperação possível.


Procedimentos para Gestão de Custos das Unidades Curriculares

Permite inserir / editar a informação relacionada com os custos das unidades curriculares. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, associar um custo a uma unidade curricular, definição detalhes de custos das unidades curriculares por ano, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu TESOURARIA > DEFINIÇÕES > CUSTO DE UNIDADES CURRICULARES.

Preencha os parâmetros para o novo plano que pretende criar. Clique no botão Gravar para que o serviço seja efetivo.

Procedimentos de Gestão de Tipo Documentos

Permite inserir / editar a informação relacionada com o Tipo de Documentos no que diz respeito à Área Financeira. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, associar uma fatura, recibo, orçamento, entre outras opções.

Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu TESOURARIA > DEFINIÇÕES > TIPO DOCUMENTOS.


Nesta interface poderá consultar uma lista completa de todos os Tipos de Documentos disponibilizados na aplicação.

Se pretender editar os dados de um Tipo de Documento, clique no botão de edição .

Para adicionar um Tipo de Documento, clique no botão adicionar .

Para eliminar definitivamente um Tipo de Documento da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar um Tipo de Documento, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Para editar ou alterar um Tipo de Documento, deverá clicar no botão editar

Quando edita ou insere um Tipo de Documento, vai-lhe aparecer um símbolo no extremo de cada item. Para guardar as alterações, deverá clicar nesse botão.

Para eliminar um item da lista de itens de um Tipo de Documento escolhido, deverá ser utilizado a opção disponível no botão

Atenção: ao eliminar um Tipo de Documento, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!